Passeio Maria Fumaça Gramado

Passeio Maria Fumaça Gramado

Passeio Maria Fumaça Gramado

Antes de mais nada, o passeio Maria Fumaça Gramado ocorre no Vale dos Vinhedos. Aliás, trata-se de um passeio carregado de história e cultura, pois significou muito para a construção da região serrana – hoje tão procurada. Desse modo, ao adquirir esse passeio, irá embarcar em uma viagem pelo trem histórico que marcou a instalação dos imigrantes europeus no sul do país.

Cabe ressaltar que o trem do vinho – como é carinhosamente conhecido o Maria Fumaça– é a atração mais vendida da Serra Gaúcha. Ainda mais, trata-se de um passeio turístico-cultural que preserva viva as tradições de nossos antepassados. Assim, através de apresentações artísticas, músicas italianas e deliciosas degustações, você irá viver essa experiência!

Como é o Passeio Maria Fumaça Gramado

De antemão, o Trem Maria Fumaça é uma linha ferroviária turística localizada no Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul. No entanto, é possível adquirir o Tour completo – com saída de Gramado ou Canela – como veremos adiante.

Curiosamente, sobre a história por trás do Trem do Vinho há um ramal de Bento Gonçalves que serviu para o tráfego de trens regulares até a década de 70, ao final da década, todavia, tornou-se puramente turístico até ser desativado.

No entanto, em 1993 retomou-se a operação da linha no trecho Bento Gonçalves – Garibaldi – Carlos Barbosa e assim, segue até os dias de hoje, a fim de levar o conhecimento da história da imigração europeia no Brasil a todos que se interessarem.

Com o passar do tempo, o passeio foi evoluindo, houve inserção de atrações musicais, degustações primorosas, recepções e o favorito dos visitantes: O Parque Cultural Epopeia Italiana.

Pontos de Visitação

Agora, veja as paradas que você fará durante o Passeio Maria Fumaça Gramado:

Trem Maria Fumaça

De início, a diversão começa na chegada: você será recebido com música, alegria e degustação. Mais ainda, durante o belo percurso – entre os vales e parreirais – você degustará vinhos e espumantes de elite.

Nesse ínterim, você assiste apresentações de teatro que passam pelos vagões e encantam os tripulantes. Não há como negar que é um passeio muito divertido e dinâmico.

Então, por cerca de 2 horas de viagem, você viverá uma verdadeira experiência italiana enquanto percorre a Toscana brasileira.

Só para ilustrar um pouco mais o trajeto, você embarcará na Estação de Bento Gonçalves ou de Carlos Barbosa. Além disso, haverá uma parada na histórica Estação de Garibaldi. De fato, as estações férreas tem muita história pra contar, são verdadeiros museus esperando para encantar seus olhos!

Almoço Italiano

Continuando, ao melhor estilo italiano, você provará as iguarias típicas que os imigrantes trouxeram para a nossa região em meados de 1800. Afinal, incluso no Tour Uva e Vinho você ganha uma sequência italiana fantástica. Sem dúvidas, você sentirá o gosto da Itália em cada prato!

Ademais a Cantina oferece música ao vivo durante a sequência de almoço.

Parque Cultural Epopeia Italiana

Logo depois, junto à Estação Centenária de Bento Gonçalves você irá conhecer o Parque Cultural Epopeia Italiana, cujo ingresso está incluso no Passeio Maria Fumaça Gramado.

Em resumo, trata-se de um museu vivo projetado em homenagem a um casal de imigrantes italianos: Rosa e Lázaro. Como resultado, você assistirá uma peça teatral que encena a trajetória desse jovem casal.

Juntamente com os cenários de um autêntico Vilarejo Italiano você pode tirar fotos de época com toda a família. No entanto, se não quiser pagar pelo aluguel de fantasias, os cenários já são suficientes para registrar fotos incríveis. Aproveite para eternizar esse momento!

Vinícola e Compras

Por fim, como não poderia faltar, você irá visitar a vinícola e compreender as técnicas de identificação e harmonização dos vinhos. Sem dúvidas é o momento de mais degustações!

Igualmente, haverá o momento das compras. Assim você irá conhecer a Queijaria Valbrenta e a Devoratta – Trufas Artesanais para compras e degustações.

Além disso, o Tour conduz os visitantes à Fábrica de Malhas G’Dom e, também, ao Varejo da Tramontina (os visitantes adoram). Nesse ínterim, se fosse gosta de garimpar bons negócios, vai adorar essas duas lojas.

Vale a pena para quem está em Gramado?

Cabe ressaltar que essa é uma dúvida muito frequente entre os visitantes. Mas SIM, você deve fazer esse passeio ao visitar Gramado!

Dessa forma, perceba que a distância entre Gramado e a Estação de embarque do Trem Maria Fumaça é curta. Por esse motivo vale a pena fazer esse passeio e conhecer o Vale dos Vinhedos. Veja abaixo o mapa:

Passeio Maria Fumaça Gramado

Assim também, ao adquirir quaisquer um dos passeios para o Vale dos Vinhedos, o transporte está incluso no seu ingresso. Desse modo, o guia/motorista busca o turista em seu hotel em Gramado ou Canela pela manhã e, ao final do dia, leva o passageiro de volta ao seu hotel. Definitivamente é um passeio que resolve tudo para você!


Por último, esperamos ter ajudado com seu planejamento! Continue acompanhando nosso trabalho.

Até a próxima!

LEIA TAMBÉM:

Tags: , , , , , , , , ,

Deixe um comentário