Passeio de Maria Fumaça no Rio Grande do Sul

Passeio de Maria Fumaça no Rio Grande do Sul

Passeio de Maria Fumaça no Rio Grande do Sul

De antemão, o passeio de Maria Fumaça no Rio Grande do Sul acontece no Vale dos Vinhedos. Dessa forma, trata-se de um passeio carregado de história e cultura, pois significou muito para a construção da região serrana que tanto apreciamos. Bem assim, você estará embarcando em uma viagem pelo trem histórico que marcou a instalação dos imigrantes europeus no sul do país.

Um pouco de história…

Primeiramente, entre o fim do século XVIII e o início do século XIX a imigração italiana começou no Brasil e se tornou mais intensa no período de 1870 a 1914, quando através de um programa colonizador do governo brasileiro entraram no estado em torno de 100 mil imigrantes italianos.

Com efeito, os imigrantes vinham para o estado a fim de fugir da fome, das epidemias e das guerras na Itália, e aqui viviam como agricultores.

Dessa forma, o governo visava a atender necessidade de povoamento de vazios demográficos e estabelecer um sistema produtivo baseado no minifúndio, com a força de trabalho livre e proprietária das terras, que pudesse abastecer o mercado interno com produtos agropecuários.

Primordialmente, os alemães já haviam tomado a região dos vales dos rios. Portanto, aos italianos couberam as áreas serranas. Então nelas, com graça e excelência fundaram o arcabouço cultural da Serra Gaúcha.

Assim, o Trem Maria Fumaça percorre deliciosamente as reminiscências do passado e nos convida a sentir-nos parte do movimento migratório italiano que construiu a pérola gaúcha: o Vale dos Vinhedos. 

Passeio de Maria Fumaça no Rio Grande do Sul

Que trajeto se percorre de trem?

Uma vez que estiver no trem, você irá percorrer três cidades, iniciando na Estação de Bento Gonçalves, passa pela estação de Garibaldi e termina em Carlos Barbosa.

Atrativos

Degustações

Principalmente, durante o trajeto do trem, você será agraciado com uma degustação de sucos, vinhos e espumantes. Em outras palavras, o viajante pode apreciar as paisagens bucólicas dos vinhedos degustando um bom vinho em uma boa companhia. Não é adorável?

Mais ainda, ao parar nas estações históricas, há mais degustação de vinho, espumante e sucos. Afinal, quem não aprecia uma recepção assim?

Festejos no Trem

Surpreendentemente, durante o passeio, há várias apresentações culturais que animam todos os vagões. É entusiasmante.

Dessa forma, com o propósito de manter viva a memória italiana dos imigrantes do Sul do País, os artistas interpretarão clássicos italianos consagrados.

Além disso, cada vez que o trem parar para o embarque e desembarque em uma Estação Ferroviária, o visitante deparar-se-á com mais música e celebração. Assim, você vai concordar que é impossível ficar parado.

Parque Cultural Epopeia Italiana

Juntamente com o ingresso para o passeio de Trem, o visitante recebe a entrada para o Parque Cultural Epopeia Italiana. Semelhantemente, é um passeio que conduz o visitante às memórias do passado, em um espetáculo com nove cenários em tamanho real, que transmitem a herança da imigração italiana.

Como resultado, você vai conhecer a história real do casal Lázaro e Rosa, imigrantes italianos que passaram por diversas agruras ao chegar ao Brasil e, após muito empenho, conseguiram se consolidar no solo gaúcho.

Além disso, como não poderia faltar, haverá mais degustação de vinho, suco de uva e biscoito colonial. Enfim, é um passeio incrível.

Almoço

Certamente você vai adorar a experiência gastronômica, ao provar uma sequência italiana colonial em uma legítima Cantina Italiana – a Cantina Del Vanucci.

Assim, na cantina você vai provar pratos tradicionais da casa como salada de radicci com bacon, maionese, polenta brustolada, bolinhas de quatro queijos, queijo na chapa e galeto al primo canto.

Sobretudo farto e certeiro, o cardápio exalta clássicos italianos, e em suas receitas, ingredientes seletos e simples são apresentados em sua melhor forma. Em suma, é um verdadeiro abraço no estômago.

Mais ainda, você concordará que a decoração e a arquitetura são muito pitorescas e, somadas à música italiana de fundo, darão a tônica cultural que essa viagem requer.

Vale a pena a viagem para quem está em Gramado?

À primeira vista você vai notar que a distância entre o centro de Gramado e a Estação Férrea de embarque do Trem Maria Fumaça é curta e, por isso, vale a pena reservar um dia de seu planejamento de viagem para fazê-lo.

Passeio de Trem em Gramado

Roteiro

Desde já, você pode adquirir o Tour Uva e Vinho completo, que planeja um dia inteiro de atividades para você. Só para ilustrar:

  • Passeio de Trem Maria Fumaça;
  • Visita ao Parque Temático Epopeia Italiana;
  • Degustação de sucos, vinhos e espumantes;
  • Visitação com degustação na Vinícola Aurora;
  • Almoço típico em Cantina Italiana;
  • Degustação em Queijaria Gourmet;
  • Paradas para compras em Fábrica de Malhas e no Showroom da Tramontina.

Por outro lado, se você ainda tem alguma dúvida acerca de como comprar o melhor passeio de trem em Gramado, pode contatar nossa equipe pelo whatsapp:

LEIA:

Por fim, agradecemos à sua atenção e o convidamos para seguir acompanhando nosso trabalho.

Até a próxima.

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário