Qual o trajeto da maria fumaça em Gramado?

Qual o trajeto da maria fumaça em Gramado?

Qual o trajeto da maria fumaça em Gramado?

À primeira vista, a 2 horas de Gramado você vai encontrar uma das jóias da Serra Gaúcha – e por que não dizer do Brasil? – : o Vale dos Vinhedos. Nesse cenário idílico você poderá fazer o passeio queridinho dos viajantes a bordo do Trem Maria Fumaça. Mas qual o trajeto da maria fumaça em Gramado? É o que você deve estar se perguntando, não é mesmo? Vamos te explicar.

Trajeto do Trem do Vinho

A viagem perpassa três lindas cidades: Garibaldi, Bento Gonçalves e Carlos Barbosa. As mesmas três cidades constituem marcos históricos na imigração italiana no Brasil.

Dessa forma, você estará percorrendo locais outrora desbravados por colonizadores que vieram para o Brasil com pouco mais do que as roupas do corpo, com esperança de prosperidade.

Cedo ou tarde, a prosperidade chegou, basta ver a herança cultural, arquitetônica e econômica que marca o nosso amado Vale dos Vinhedos.

Você iniciará a jornada em Carlos Barbosa ou Bento Gonçalves, isso porque as estações férreas das duas cidades servem de embarque e desembarque.

Veja a histórica Estação Férrea de Bento Gonçalves:

Passeio de Trem em Gramado com almoço

A Estação de Carlos Barbosa, igualmente bela, também enaltece a cultura italiana, como não poderia deixar de ser:

Passeio de Trem em Gramado com almoço

No curso do passeio, haverá uma parada para degustação de queijos, vinhos, sucos e espumantes na Estação Férrea de Garibaldi – a Capital da Espumante:

Qual o trajeto da maria fumaça em Gramado?

Além disso, você vai gostar de saber que, a cada parada, embarque ou desembarque, você presenciará uma recepção acolhedora, com direito à música ao vivo temática e muita dança. Sem dúvidas, você nunca fez um passeio de trem como esse.

Além das estações centenárias, você testemunhará as graças que a natureza deu a esse percurso, uma vez que as paisagens são de tirar o fôlego. Veja:

Mas como chegar no Vale dos Vinhedos?

Desde já, diremos o que a maioria das pessoas prefere fazer. Não por outra razão o Tour Uva e Vinho é tão requisitado: ele abrange o transporte desde o hotel ou pousada do viajante até o Vale dos Vinhedos. Após, leva os viajantes a uma Estação Férrea para passeio de Maria Fumaça e, na sequência os conduz a um Parque Cultural Temático, Almoço em Cantina Típica, visitação com degustação em Vinícola e outras paradas para compras.

À primeira vista você vai notar que a distância entre o centro de Gramado e a Estação Férrea de embarque do Trem Maria Fumaça é curta e, por isso, vale tanto a pena reservar um dia de seu planejamento de viagem para fazê-lo.

Passeio de Trem em Gramado

Assim, embora a distância seja curta, você pode perceber pela imagem extraída do google maps que o caminho não é tão simples. Por isso, um Tour planejado vai lhe proporcionar o conforto e tranquilidade que a experiência turística requer.

Uma vez que estiver no trem, você irá percorrer três cidades, iniciando na Estação de Bento Gonçalves, passa pela estação de Garibaldi e termina em Carlos Barbosa.

Sobre o Tour Uva e Vinho

O passeio queridinho dos turistas que vêm à Serra Gaúcha, o Tour Uva & Vinho, é conhecido primordialmente pela viagem de Trem Maria Fumaça.

Trata-se de um circuito do Vinho em posição geográfica privilegiada, já que conta com paisagens de tirar o fôlego. É imperdível.

No entanto, o fato de que o passeio se dá em um recinto relativamente fechado, enseja algumas dúvidas. Por exemplo, quais medidas a operadora vem tomando nas viagens em andamento.

Desde já, você deve estar ciente de que todos os envolvidos nos passeios turísticos são pessoalmente comprometidos com a saúde pública. A seguir, veja como de fato essa informação é verdadeira.

Logística do Passeio

Inicialmente, a agência busca os viajantes em suas pousadas/hotéis em Gramado ou Canela e, assim, os leva até a Estação Férrea de partida do Trem. Essa Estação pode ser de Bento Gonçalves ou Carlos Barbosa (o embarque e desembarque variam).

Com efeito, o trem percorrerá Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, e em cada parada haverá festividades e degustações de sucos, espumantes e vinhos.

Além disso, em Bento Gonçalves, o viajante poderá visitar o Parque Cultural Epopeia Italiana. Trata-se de uma reprodução de um vilarejo italiano de 1800, que conta com a uma apresentação teatral, dentre outras atrações.

O ingresso para a Epopeia Italiana, bem como para a peça de teatro, está incluso no Tour Uva & Vinho. 

Desse modo, o viajante conta com atrações múltiplas, por exemplo: culinária típica, degustação de sucos e vinhos, shows de música italiana e gaúcha, visita ao Parque Temático Epopeia Italiana e muito mais. É inesquecível.

Como posso comprar o passeio?

Desde já, você pode adquirir o Tour Uva e Vinho completo, que planeja um dia inteiro de atividades para você. Só para ilustrar:

  • Passeio de Trem Maria Fumaça;
  • Visita ao Parque Temático Epopeia Italiana;
  • Degustação de sucos, vinhos e espumantes;
  • Visitação com degustação na Vinícola Aurora;
  • Almoço típico em Cantina Italiana;
  • Degustação em Queijaria Gourmet;
  • Paradas para compras em Fábrica de Malhas e no Showroom da Tramontina.

Outras opções nos Vinhedos

Com efeito, se você já fez o Tour Uva e Vinho, ou apenas não está interessado na dinâmica oferecida pelo passeio, você ainda pode optar por um Tour Coletivo no Vale dos Vinhedos que abrange compras, gastronomia e enoturismo sem, no entanto, contemplar o passeio de trem:

Além disso, há a opção de contratar um tour integralmente privativo, no qual a agência busca os visitantes do mesmo grupo (independentemente de quantos sejam) e fazem com eles, os programas que desejarem:

Por outro lado, se você ainda tem alguma dúvida acerca de como comprar o melhor passeio de trem em Gramado, pode contatar nossa equipe pelo whatsapp:

LEIA TAMBÉM:

Por fim, agradecemos à sua atenção e o convidamos para seguir acompanhando nosso trabalho.

Até a próxima.

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta