Passeio de Maria Fumaça em Canela

Passeio de Maria Fumaça em Canela

Passeio de Maria Fumaça em Canela

De antemão, o passeio de Maria Fumaça em Canela acontece no Vale dos Vinhedos. Dessa forma, trata-se de um passeio carregado de história e cultura, pois significou muito para a construção da região serrana que tanto apreciamos. Bem assim, ao Comprar Tour Uva e Vinho saindo de Canela, você estará embarcando em uma viagem pelo trem histórico que marcou a instalação dos imigrantes europeus no sul do país.

Passeio de Maria Fumaça em Canela

Primeiramente, saiba que o passeio propriamente dito ocorre no Vale dos Vinhedos. Contudo, você pode adquirir o Tour completo em que a agência busca os visitantes em seus hotéis ou pousadas em Canela.

Trem Maria Fumaça

Primeiramente, o Trem Maria Fumaça é uma linha ferroviária turística localizada no Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul. Assim, há várias de opções de tour saindo de Gramado e Canela, todas elas muito atraentes.

Curiosamente, sobre a história por trás do Trem do Vinho há um ramal de Bento Gonçalves que serviu para o tráfego de trens regulares até a década de 70, ao final da década, todavia, tornou-se puramente turístico até ser desativado.

No entanto, em 1993 retomou-se a operação da linha no trecho Bento Gonçalves – Garibaldi – Carlos Barbosa e assim, segue até os dias de hoje, a fim de levar o conhecimento da história da imigração europeia no Brasil a todos que se interessarem.

Com o passar dos anos, a atração foi se aperfeiçoando, houve inserção de atrações musicais, degustações primorosas, recepções e o favorito dos visitantes: O Parque Cultural Epopeia Italiana, sobre o qual falaremos mais adiante.

Atrativos do Trem do Vinho

Trajeto da Maria Fumaça

Uma vez que estiver no trem, você irá percorrer três cidades, iniciando na Estação de Bento Gonçalves, passa pela estação de Garibaldi e termina em Carlos Barbosa.

Degustação de Vinho no Trem

Primordialmente, durante o trajeto do trem, você será agraciado com uma degustação de sucos, vinhos e espumantes. Em outras palavras, o viajante pode apreciar as paisagens bucólicas dos vinhedos degustando um bom vinho em uma boa companhia. Não é adorável?

Mais ainda, ao parar nas estações históricas, há mais degustação de vinho, espumante e sucos. Afinal, quem não aprecia uma recepção assim?

Shows no Trem do Vinho

Surpreendentemente, durante o passeio, há várias apresentações culturais que animam todos os vagões. É entusiasmante.

Dessa forma, com o propósito de manter viva a memória italiana dos imigrantes do Sul do País, os artistas interpretarão clássicos italianos consagrados.

Além disso, cada vez que o trem parar para o embarque e desembarque em uma Estação Ferroviária, o visitante deparar-se-á com mais música e celebração. Assim, você vai concordar que é impossível ficar parado.

Epopeia Italiana

De antemão, incluso no passeio de Trem Maria Fumaça você receberá o ingresso para o Parque Cultural Epopeia Italiana, no qual conhecerá a história de um casal de imigrantes que realmente existiu.

Com efeito, Rosa e Lázaro nasceram na comunidade Villa Lagarina, no norte da Itália e vieram para o Brasil juntos, ele com 24 anos, ela com 23.

Em 1908, construíram a Capela das Almas, na Colônia Dona Isabel – atual Bento Gonçalves e, empreenderam um Alambique. O casal formou uma grande família, pois tiveram 13 filhos.

Por conseguinte, hoje, perpetua-se a memória dessa família original, através de um Parque Temático, composto por 9 cenários equipados por relíquias italianas legítimas. Dessa forma, no Parque você assistirá a uma peça teatral e compreenderá profundamente a história que pincelamos aqui. Ainda mais, haverá degustação de bebidas e biscoitos, loja de souvenirs, e ensaios fotográficos à moda antiga.

Um dos cenários construídos é a própria Pedersano, o primeiro lar de Rosa e Lázaro na Itália, onde viviam em paróquias diferentes na mesma cidade. 

Pedersano deixou de ser município italiano em 1929,hoje é uma fração do município de Villa Lagarina, na província autônoma de Trento.

Almoço Italiano

Certamente você vai adorar a experiência gastronômica, ao provar uma sequência italiana colonial em uma legítima Cantina Italiana – a Cantina Del Vanucci.

Assim, na cantina você vai provar pratos tradicionais da casa como salada de radicci com bacon, maionese, polenta brustolada, bolinhas de quatro queijos, queijo na chapa e galeto al primo canto.

Sobretudo farto e certeiro, o cardápio exalta clássicos italianos, e em suas receitas, ingredientes seletos e simples são apresentados em sua melhor forma. Em suma, é um verdadeiro abraço no estômago.

Mais ainda, você concordará que a decoração e a arquitetura são muito pitorescas e, somadas à música italiana de fundo, darão a tônica cultural que essa viagem requer.

Compras no Vale dos Vinhedos

Semelhantemente, além do passeio de Trem Maria Fumaça, a visita ao Parque Epopeia Italiana e o almoço tipico, se você adquirir o Tour Uva e Vinho, também visitará a Fábrica de Malhas, o Varejo da Tramontina, fará degustação na renomada Vinícola Aurora e na Queijaria Valbrenta.

Tour Uva e Vinho vale a pena para quem está em Canela?

À primeira vista você vai notar que a distância entre o centro de Canela e a Estação Férrea de embarque do Trem Maria Fumaça é curta e, por isso, vale a pena reservar um dia de seu planejamento de viagem para fazê-lo.

Passeio de Maria Fumaça em Canela

Roteiro do Tour Uva e Vinho

Desde já, você pode adquirir o Tour Uva e Vinho completo, que planeja um dia inteiro de atividades para você. Só para ilustrar:

  • Passeio de Trem Maria Fumaça;
  • Visita ao Parque Temático Epopeia Italiana;
  • Degustação de sucos, vinhos e espumantes;
  • Visitação com degustação na Vinícola Aurora;
  • Almoço típico em Cantina Italiana;
  • Degustação em Queijaria Gourmet;
  • Paradas para compras em Fábrica de Malhas e no Showroom da Tramontina.

Outras opções nos Vinhedos

Com efeito, se você já fez o Tour Uva e Vinho, ou apenas não está interessado na dinâmica oferecida pelo passeio, você ainda pode optar por um Tour Coletivo no Vale dos Vinhedos que abrange compras, gastronomia e enoturismo sem, no entanto, contemplar o passeio de trem:

Além disso, há a opção de contratar um tour integralmente privativo, no qual a agência busca os visitantes do mesmo grupo (independentemente de quantos sejam) e fazem com eles, os programas que desejarem:

Por outro lado, se você ainda tem alguma dúvida acerca de como comprar o melhor passeio de trem na Serra Gaúcha, pode contatar nossa equipe pelo whatsapp:

LEIA TAMBÉM:

Por fim, agradecemos à sua atenção e o convidamos para seguir acompanhando nosso trabalho.

Até a próxima.

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta