Visitar Casa Valduga partindo de Gramado

Visitar Casa Valduga partindo de Gramado

A princípio é importante deixar claro que o Vale dos Vinhedos não oferece só o passeio de Trem Maria Fumaça, oferece também uma experiência muito completa para os amantes do vinho. Assim, vamos explorar as possibilidades de passeios pelas vinícolas da Serra Gaúcha incluindo a primorosa Casa Valduga. A seguir, saiba como visitar Casa Valduga partindo de Gramado.

Ademais, você também pode se interessar pela seguinte matéria: Vinícolas para quem visita Gramado e Canela.

Casa Valduga

De antemão, a Casa Valduga foi a primeira vinícola a introduzir o Enoturismo no Vale dos Vinhedos, apresentando aos seus visitantes uma imersão no mundo da uva e do vinho.

Não só introduziu o enoturismo, mas também advém de uma das primeiras famílias de imigrantes italianos a ingressar no Brasil no final do século XIX.

Assim, em 1875 os primeiros imigrantes da Famiglia Valduga desembarcam no Brasil, vindos da cidade de Rovereto, ao norte da Itália. Por conseguinte, cultivaram os primeiros parreirais no coração do que hoje é o Vale dos Vinhedos. Assim, iniciou-se o legado de um dos mais renomados nomes da vitivinicultura brasileira.

Sobre o reconhecimento internacional

Antes de mais nada, você visitará uma Vinícola premiada: o Guia Adega premiou em 2020 alguns dos exemplares mais emblemáticos da Casa Valduga. Só para ilustrar, premiou os espumantes 130 e Sur Lie, e os vinhos Storia Merlot e ERA Chardonnay.

Além dessa premiação, o Wines of Brazil Awards 2020 concedeu a Medalha Grand Gold ao espumante Sur Lie Nature e ao vinho Gran Leopoldina Chardonnay.

Visitar Casa Valduga partindo de Gramado

Curiosamente, a Casa Valduga já foi indicada à visitação no best-seller americano: 1000 Lugares para conhecer antes de morrer:

Visitar Casa Valduga partindo de Gramado

Por fim, a qualidade dos produtos fala por si só.

Restaurante Maria Valduga

Atualmente chama-se Restaurante Maria Valduga. No entanto, já foi uma pequena cantina na qual os irmãos Valduga deram seus primeiros passos alquimistas. É um restaurante cheio de histórias.

As receitas da Dona Maria, logo começaram a chegar aos ouvidos dos turistas e, em um dado momento, eles passaram a procurar a Casa também pela gastronomia de qualidade.

Com efeito, tem história por toda parte: as primeiras pipas de grappia onde amadureciam os vinhos, hoje compõem este cenário repleto de histórias, a Cave das Pipas. É lindo.

Além disso, o restaurante apresenta um estilo elegante e aconchegante e um cardápio típico italiano. Por exemplo, você provará num primoroso galeto ao primo canto, costela suína e como especialidade, sequência de massas preparadas artesanalmente.

Mais ainda, cultivam-se as hortaliças e temperos na horta orgânica da propriedade, oferecendo alimentos saudáveis e com sabor único. 

Por fim, o farto cardápio termina com as tradicionais sobremesas de panna cotta e sagu, este, prepara-se com vinho especialmente elaborado para o doce mais quisto da casa. É imperdível.

Passeio

De antemão, no passeio você conhecerá a nova cave subterrânea da Família Valduga. Assim, com capacidade para mais de 1.000 barricas, o novo espaço tem como missão comportar o crescimento sustentável da produção de vinhos tintos das próximas décadas.

Se você não sabe, cave é uma palavra de origem francesa que significa “sala de maturação”.

Assim, ao perambular por elas, você concluirá que o cuidado com cada garrafa é minucioso. Isso porque se controla a umidade, luminosidade e a temperatura a fim de garantir a excelente qualidade dos rótulos que você degusta.

Em suma, o conhecimento é agregador, mas a energia do lugar é incomparável.

Visitação Tradicional

À primeira vista, a visitação tradicional ocorre diariamente e dura cerca de uma hora e meia. Ademais, custa R$ 80,00 por pessoa. Assim, cada participante ganha uma taça de cristal gravada com a marca da Casa Valduga. Serão degustados na Visitação Tradicional 2 Vinhos Tintos, 1 Vinho Branco e 2 Espumantes.

Dessa forma, a vinícola abre suas portas para que o visitante conheça o processo de elaboração de vinhos e espumantes: a tecnologia e a ciência por detrás da qualidade.

Durante a visitação tem-se uma recepção turística e, após, a exibição de um filme de apresentação. Em seguida, os visitantes conhecem a Cave de Tintos, onde fazem uma degustação.

Posteriormente, haverá explanação sobre o processo produtivo dos vinhos, onde os visitantes podem tirar suas dúvidas e sanar curiosidades.

Após, encaminham-se os visitantes à Cave de Espumantes e Cave de Barricas.

Então, passa-se à visitação dos belíssimos parreiras e, em seguida, mais degustação.

Por último, os visitantes podem comprar souvenirs e lembranças na Enoboutique de varejo.

Tour para a Casa Valduga

De início, há dois perfis de viajantes preferem o Tour Privativo para o Vale dos Vinhedos, de um lado aqueles que já conhecem a região e procuram novidade. De outro lado, aqueles que não conhecem, mas por serem mais exigentes, buscam um passeio personalizado.

Assim, há a opção de contratar um tour integralmente privativo, no qual a agência busca os visitantes do mesmo grupo (independentemente de quantos sejam) e fazem com eles, os programas que desejarem.

Com a finalidade de conhecer bons rótulos de vinhos e paisagens típicas da região do Vale dos Vinhedos, uma das sugestões mais bem recebidas é a Casa Valduga.

Nesse sentido, apresenta-se um passeio todo direcionado às pretensões do viajante, de modo que um veículo privativo com motorista/guia estará à sua disposição. Dessa forma, você irá explorar, no seu ritmo, as cidades do Vale do Vinhedos, sendo elas Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi. Sem dúvidas, é um tour inesquecível.

Em suma, perceba que o roteiro e o tempo de permanência nos pontos turísticos são definidos por você e orientados pelo motorista/guia para um melhor aproveitamento. É você quem manda.

Por outro lado, se você ainda tem alguma dúvida acerca de passeios ou ingressos na Serra Gaúcha, pode contatar nossa equipe pelo whatsapp:

LEIA:

Por fim, agradecemos à sua atenção e o convidamos para seguir acompanhando nosso trabalho.

Até a próxima.

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário