Vale a Pena Fazer o Tour Uva e Vinho com Maria Fumaça ao visitar Gramado?

Um passeio único!

Gramado tem muitos pontos turísticos e passeios para fazer e conhecer, normalmente quem visita a cidade tem dificuldade para escolher dentre as muitas opções. Mesmo que você fique por aqui durante uma semana, dificilmente irá conseguir aproveitar tudo que a cidade tem para oferecer. Porém existem alguns passeios que consideramos indispensáveis para quem vem até aqui, um deles é exatamente o Tour Uva e Vinho com Epopeia Italiana e Maria Fumaça.

Saída do seu hotel em Gramado ou Canela e o passeio de trem

Esse espetacular passeio tem saídas diretamente do seu hotel em Gramado ou Canela. Nos pacotes convencionais,  a agência lhe busca no hotel, faz um percurso de van/micro/ônibus pelas cidades de Nova Petrópolis (Vizinha de Gramado), Caxias do Sul e chega em Bento Gonçalves para dar início ao passeio de Trem Maria Fumaça, que percorre  um trecho de aproximadamente 23 km entre as cidades de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa e Garibaldi (A duração aproximada do passeio de trem é de 01:30 horas).

Epopéia Italiana

A Epopéia Italiana é um teatro com diversos cenários representativos que contam a história dos imigrantes Italianos para o Brasil. Um espetáculo cultural muito divertido onde você irá se sentir dentro da história. Ao final da apresentação ocorrem degustações de sucos e vinhos.

Obs: A Epopéia Italiana pode ocorrer antes ou depois do passeio de trem (varia conforme o pacote contratado)

Visitação de Vinícolas

Além da espetacular Maria Fumaça, o passeio normalmente ainda conta com a visitação de uma ou duas vinícolas da região dos vinhedos, que é reconhecida internacionalmente pela qualidade de seus produtos derivados da uva. Durante as visitações são apresentados os processos de fabricação de sucos e vinhos e também ocorrem  degustações dos produtos.

Duração do Passeio

Esse é um passeio que dura normalmente o dia inteiro. Com saída do seu hotel em Gramado e Canela próximo das 08:00 da manhã e retorno somente na parte da noite, próximo das 20:00.  Por ser um trajeto longo, é um passeio normalmente bem cansativo (principalmente para crianças muito pequenas), portanto vale a pena o aviso, esse passeio é espetacular, mas você tem que se planejar para ficar o dia inteiro fora.

Dica Importante

Esse passeio é limitado as vagas do trem da Maria Fumaça e normalmente em finais de semana de alta temporada e feriados fica muito difícil conseguir disponibilidade. É importante fazer sua reserva com bastante antecedência para não ter esse problema.

Conclusão

A nossa conclusão e conselho para você que virá para a Serra Gaúcha: É um passeio maravilhoso demais para não ser feito. É uma oportunidade única de voltar ao passado e reviver a linda cultura dos imigrantes Italianos na região. Os trens estão cada vez em menor número pelo mundo e não será sempre que se terá uma oportunidade de andar em uma máquina maravilhosa dessas. Faça seu planejamento e separe um dia somente para esse passeio! Com certeza vale muito a pena fazer o Tour Uva e Vinho!

Deixe um comentário